MP3

segunda-feira, novembro 23, 2009

Escravatura

  


Um pequeno texto que escrevi sobre a escravatura. E que ela não volte mais.


     " Os escravos existiram desde o início dos tempos, a principal fonte de escravos eram as guerras, em que o vencedor poupava a vida aos inimigos derrotados para os utilizar como mão-de-obra gratuita em grandes obras, que seriam impossíveis de levar a cabo com trabalho pago.
     A escravatura é a prática social em que um ser humano tem direito de propriedade sobre outro.
Em algumas sociedades desde os tempos mais remotos os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria. Os preços variavam conforme: o sexo, a idade, a prudência e o destino, porque os que iam para as minas de ouro valiam muito mais. Os jovens eram os que davam mais lucros aos traficantes pois era saudáveis e capazes de aguentar os trabalhos.
     Também existia 3 tipos de escravos:
    - Escravos de engenho;
    - Escravos na mineração;
    - Escravos urbanos;
    Os valores da sociedade da época permitiam que os escravos não fossem considerados gente mas sim coisas que se compravam e vendiam, incapazes de terem sentimentos. Assim, os escravos estavam totalmente submetidos á vontade dos seus donos, que podiam dar-lhes liberdade, infringir-lhe castigos corporais ou até mesmo matá-los.
Com a evolução da sociedade os valores também se alteraram e a escravatura foi abolida. Portugal aboliu-a por lei em 1836, e o Brasil em 1887."

    Existe muito mais sobre a escravatura. Só que para que mais de uma era passada que os homens eram tratados como se fossem objectos. Sem sentimentos nem emoções. Sem sentirem a dor, a perda ou a tristeza? Apesar de ainda nos tempos de hoje, em países de toda a parte, ainda ela ser praticada.

1 comentário:

  1. Obrigada pelo comentário.

    E obrigada por querer ser uma seguidora do meu blog, fico sempre bastante agradada por saber que alguém gostou dos meus poemas e textos.

    Este texto está muito fixe, pois retratas bastante bem como era a escravatura naquele tempo.

    Hoje, muitos de nós olham para ela ofendidos e pensam "Felizmente não há nada assim agora". Apenas se enganam. Como bem disses-te, a escravatura ainda é praticada.As pessoas das sociedades ricas não sabem nada sobre a escravatura em países como os de África, onde as crianças são vendidas para os pais comprarem comida para alimentar os outros filhos.

    As pessoas rejubilam de barriga cheia, sentem-se mal, acham que o mundo vai acabar por qualquer coisinha.

    Se sofressem um pouco do que aquelas crianças sofrem, talvez não se lamuriassem tanto.

    Obrigada pelo comentário mais uma vez, e espero que se continuar a seguir o meu blog, goste das minhas próximas criações.

    Beijos e Mordidas Sangrentas

    ResponderEliminar